terça-feira, 11 de maio de 2010

Comércio - Redes sociais

Aplicativos sociais ampliam vendas na internet
Aplicativos rodando em redes sociais geram recomendações de produtos e ampliam o poder do boca-a-boca. Bom para o e-commerce, que poderá vender mais apoiado em confiança e reputação.


Usuário confia mais em opiniões pessoais. Veja a tabela abaixo.




Uma pesquisa recente da Nielsen mostra que isso é verdade também na web: no mundo inteiro consumidores confiam mais na opinião de estranhos (70%) ou de conhecidos (90%) do que em qualquer outro tipo de propaganda.





A web trouxe os aplicativos sociais

Desde o início a web trouxe consigo aplicativos que ajudavam as pessoas a se relacionarem e se comunicarem, como o e-mail e os fóruns, entre outros: aplicativos sociais.
E surgiram os grandes jardins fechados que conseguiram quase monopolizar a mediação das relações entre amigos: as grandes redes sociais como Orkut, Facebook e MySpace. Essas redes sociais amplificaram o boca-a-boca: quanto maior a facilidade de comunicação, maior o impacto da opinião do consumidor nas vendas.
Empresas de e-commerce podem aproveitar os aplicativos em redes sociais para gerar recomendações de produtos do usuário para amigos. Criando aplicativos como estes e adicionando-os como módulos em redes sociais, as lojas virtuais podem finalmente aproveitar de maneira relevante o poder da opinião dos consumidores e o seu impacto na decisão de compra.

O presidente internacional de online da Nielsen, Jonathan Carson, diz o seguinte:
“A explosão do consumer-generated media (CGM) nos últimos anos significa que a confiança dos consumidores na opinião de outras pessoas, conhecidos ou desconhecidos, no processo de decisão de compra, aumentou significativamente”.


Quando a conexão entre amigos na internet estiver além dos sites de redes sociais, o impacto nas vendas será ainda maior. E isso já começou.
No futuro, a rede social na internet estará um nível acima dos sites fechados que hoje chamamos de redes sociais.
Isso, somado a uma profusão de APIs abertas, aplicativos e plataformas opensource, trará (e já está trazendo) uma verdadeira revolução no poder que o consumidor terá de se fazer ouvir por sua própria rede e causar impacto direto nas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário